quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Embriologia e suas fases




Embriologia

   Embriologia refere-se ao estudo de embriões. Trata do desenvolvimento de um embrião desde o momento da fecundação do óvulo para o feto. É o estudo do crescimento de um individuo desde o óvulo até ele se tornar um ser independente.
Na antiguidade as pessoas tinham a curiosidade sobre a formação dos indivíduos e buscavam respostas através das religiões. Daí nasceu os deuses da procriação e do nascimento.
Aristóteles IV a.c considerando o fundador da embriologia estabelece como ciência independente, seus estudos sobre ovos e aves serviram de base para outros estudos.
No fim do século XVIII com o microscópio bem aperfeiçoado foi se descobrindo o desenvolvimento mais preciso dos ovos e dos mamíferos.
A embriologia divide-se em: embriologia morfológica, descritiva, comparada, patológica ou teratologia, química, fisiológica e experimental.
O primeiro método de estudo em embriologia foi a olho nu e depois utilizou-se o microscópio. No início do século XX desenvolveu-se a técnica de cortar embriões para verificar sua estrutura microscopia. Assim a embriologia tornou-se um ativo e promissor ramo da ciência.



Um comentário:

  1. Olá! Lais Sombra

    O estudo da embriologia assim como os outros estudos de outras áreas da ciência apresentasse como em uma evolução, Assim como você mencionou o primeiro método de estudo embrionário era a olho nu. Isso nos dias atuais se torna altamente ultrapassado. Pois com o surgimento do microscópio revolucionou o estudo em embriologia acarretando em um desempenho benéfico à ciência em meios de pesquisas, e assim trazendo novas descobertas.

    ResponderExcluir