segunda-feira, 14 de outubro de 2013

As doenças que são beneficiadas pelas células-tronco



Doenças beneficiadas pelas células-tronco
- Câncer (reconstrução de tecidos e entendimento da divisão anormal de células)
- Doenças Cardíacas (renovação do tecido)
- Degeneração macular (reposição de células ou tecido da retina)
- Diabetes (injeção de células produtoras de insulina)
- Doenças autoimunes (reposição de células do sangue)
- Doença pulmonar (crescimento de novo tecido)
- Esclerose múltipla (reposição de células cerebrais)
- Lesões na medula (reposição de células neurais)
- Mal de Parkinson (reposição de células cerebrais)
- Mal de Alzheimer (reposição das células cerebrais)
- Osteoartrite (reconstrução do tecido)
- Osteoporose (reposição de células)
 
Disponivel em<http://saude.ig.com.br/celulastronco/>Acesso em 14 de outubro de 2013.

5 comentários:

  1. É isso Laís, as células tronco podem ajudar e muito à todos nós , pois como vemos pelo seu post, muitas doenças podem ser tratadas e mesmo curadas através da implementação de células-tronco no organismo.
    Mas esse é um assunto que ainda gera e gerará bastante discussão, por ser muito polêmico, pois ao mesmo tempo que salva vidas curando males, segundo a Igreja também destrói, porque ao usar as células embrionárias esses embriões são destruídos, destruindo assim futuras vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita polêmica mesmo Francisca, compreender este assunto não é tão simples assim, como entender que salvar de uma vida possa está ligada diretamente a perca de outra. Complicado!!!! este assunto, mas pra entender melhor sobre este assunto intrigante o correto e pesquisar.... não é mesmo. Olha só:
      De acordo com seu potencial de diferenciação, as células-tronco são classificadas em três níveis diferentes: células totipotentes, pluripotentes e multipotentes. Podem ser extraídas dos diversos tecidos humanos, tais como, medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta etc. A forma mais comum de obtenção destas células ainda é por meio de embriões congelados. Nesta técnica, óvulos fertilizados em clínicas de reprodução assistida se desenvolvem até o estágio conhecido como blastocisto. Após chegar a este estágio, o embrião é destruído e as células-tronco são removidas.

      Excluir
  2. Há ainda várias outras doenças que já são tratadas com terapia por meio de célula-tronco. Para essas doenças, porém tal tratamento ainda não é considerado o padrão. Mas já é um grande avanço na cura de doenças!!

    ResponderExcluir
  3. O uso das células tronco, a cada dia, tornando-se foco de grandes estudos, já que como você citou, elas estão revolucionando o mundo da ciência, tratando várias doenças e dando a possibilidade a muitos pacientes de ganharem futuramente uma melhor qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  4. De fato as células tronco são um verdadeiro tesouro, podem curar muitas doenças além das citadas por você podemos engrossar a lista com doenças simples como a obesidade.Uma pesquisa científica recentemente publicada suspeita ter encontrado a cura para a obesidade. A cura estaria em utilizar uma injeção de células tronco, com gordura marrom, em indivíduos obesos. O resultado é a transformação da gordura branca (má) em gordura marrom (boa) que, consequentemente, leva ao emagrecimento.

    ResponderExcluir