terça-feira, 11 de junho de 2013

Manteiga ou margarina
O que devo comer? Margarina ou manteiga?
Esta, certamente, é a dúvida da maioria dos consumidores na hora de comprar um produto para passar no pão.
As margarinas são feitas a partir de óleos vegetais líquidos que passam por um processo químico para se tornarem sólidas e cremosas, sendo uma destas modificações o processo de hidrogenação que leva a formação de gorduras trans, a qual reduz o bom colesterol (HDL) e eleva o mau colesterol (LDL). Outro processo é o de interesterificação, aonde se adiciona hidrogênios ao óleo. Todas as margarinas com zero trans têm gordura interesterificada. Foi uma forma de os fabricantes substituírem a trans sem fazer com que os produtos ficassem menos cremosos. Essa gordura é um óleo vegetal modificado quimicamente. Como o processo é recente, não há conclusões sobre qual seria a reação do organismo humano em relação a esse tipo de gordura.
A manteiga é um alimento de origem animal, é um produto derivado do leite, obtida por meio do batimento do creme de leite (nata). Essa é uma das vantagens do alimento, mais fácil metabolizar a gordura natural do que as modificadas quimicamente. Por outro lado, a quantidade de gordura saturada e, consequentemente, de colesterol, é alta. A manteiga não tem gordura hidrogenada nem interesterificada, portanto é sempre zero gordura trans.
A manteiga já foi vista como prejudicial à saúde por ser fonte de colesterol. Hoje se sabe que o seu consumo moderado não é o grande causador da obesidade e das doenças cardíacas. Estudos indicam que os maiores problemas estão no consumo de gorduras trans e na ingestão excessiva de ácidos graxos ômega 6 combinado a pequeno consumo de ácidos graxos ômega 3.
De maneira geral, é mais comum consumir margarina, com o objetivo de se evitar o colesterol e as gorduras saturadas presentes na manteiga, principalmente pelas pessoas que apresentam níveis elevados de colesterol sérico (sanguíneo). Porém, as gorduras trans inibem a ação de enzimas específicas do fígado, o que favorece a síntese do colesterol. Conseqüentemente, o consumo de margarina propicia o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos e a diminuição do HDL (bom colesterol), por mecanismos indiretos.
A margarina vegetal não contém nenhum colesterol, mas faz subir o colesterol sanguíneo por ser saturada artificialmente. Então a escolha é entre duas gorduras saturadas, uma natural e rica em vitamina A, a manteiga, e a outra artificial e rica em aditivos químicos, a margarina.
 
Manteiga ou margarina. Disponível em: http://www.socergs.org.br/publico/index.php?option=com_content&view=article&id=22:manteiga-ou-margarina&catid=2:habitos-saudaveis&Itemid=4 Acesso em 11 de junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário