segunda-feira, 21 de abril de 2014

Todos os professores são formados na área que atuam?



Olá! Esse artigo da revista veja mostra uma triste realidade das escolas do ensino fundamental. Segundo a pesquisa realizada apenas 32,8% dos professores que trabalham nas séries finais do ensino fundamental (5º ao 9º anos) têm licenciatura na área em que atuam, com índices maiores na disciplina de artes e de filosofia, a matéria menos prejudicada é a língua portuguesa. É um ponto negativo na educação pois o professor que atua em uma determinada área que ele não domina a disciplina, ou seja, não tem um curso superior naquela área, prejudica o aprendizado dos estudantes. A pesquisa mostra que uma das metas do Plano Nacional de Educação, que ainda está em discussão prevê que em 2022 todos os professores tenham curso superior na área que atua.
Veja a reportagem:
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/apenas-328-dos-professores-do-ensino-fundamental-tem-formacao-na-disciplina-em-que-atuam

3 comentários:

  1. Olá Laís!

    O artigo mostra uma triste realidade do nosso país, onde apenas 32,8% dos professores do ensino fundamental têm formação específica. Infelizmente professores lecionam em áreas que não dominam, prejudicando assim o ensino e aprendizagem de muitos jovens, isso nos mostra a deficiência do ensino brasileiro. Como todos já sabem é alarmante a situação da educação no Brasil e para piorar de acordo com o Censo Escolar, o Brasil tem 458.807 professores sem diploma de ensino superior – 21,9% de um total de 2.095.013 docentes em atividade. Desses, cerca de 2.000 não terminaram sequer o ensino fundamental.

    ResponderExcluir
  2. Olá Laís, de cara no titulo do artigo já da pra notar a gravidade do caso a ser tratado, mas no ultimo parágrafo deste artigo apresenta algo bem mais preocupante do que a situação que é dita título. Ainda existem docentes que sequer terminaram o ensino fundamental, que dirá um ensino superior, e o pior, estão atuando em sala de aula. Acredito que o futuro dos alunos está desta forma gravemente comprometido, haja vista que toda disciplina deveria ser lecionada por um professor graduado na área que atua. Além de preocupante, é inadmissível vermos essa realidade em um país que apresenta a oitava maior economia do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Laís Sombra,
    Você aborda um assunto muito importante e ao mesmo tempo preocupante. Esse dado que aponta que apenas 32,8% dos professores que trabalham nas séries finais do ensino fundamental, ou seja do 5º ao 9º ano, têm licenciatura na área em que atuam. Isso quer dizer que 67,2% dos professores do 5º ao 9º ano são considerados " leigos" , pois não possuem a formação e habilitação exigida por lei para lecionarem. Isso em pleno século XXI é um absurdo. Qual será o futuro desses alunos? Infelizmente, mesmo com importantes avanços, ainda estamos muito atrasados em termos de formação de professores. Temos necessidades de políticas educacionais mais eficazes, que motivem nossa juventude a querer assumir a carreira do magistério, que passa pela valorização dos professores.

    ResponderExcluir