quarta-feira, 30 de abril de 2014

Projeto de reaproveitamento de óleo e gordura residencial.


A EEEP Pedro de Queiroz Lima e o professor Felipe Muniz desenvolvem projeto de extensão tecnológica


O professor Felipe Muniz Gadelha foi coordenador do projeto que teve início em 2013 e visa reaproveitar óleo e gordura residencial, com objetivo principal de fortalecer a cadeia produtiva do biodiesel cearense. Esse projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Educação Profissional Pedro de Queiroz Lima no município de Beberibe-Ce. O projeto foi apoiado pela Fundação Cearense de apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Seu passo inicial foi sensibilizar e orientar a comunidade e os alunos sobre os problemas causados no meio ambiente pelo descarte de óleo e gordura residencial.
O professor Felipe Muniz Gadelha ex-bolsista da Funcap, durante o mestrado em Engenharia Agrícola já vinha trabalhando na área de pesquisa com energia alternativa e meio ambiente. A temática da pesquisa era “Reuso de Água em Oleaginosas com fins para o Biodiesel”. “Percebi a necessidade de implementar ações de coleta de óleo de frituras iniciando pela cozinha da própria escola, haja vista estarmos com problemas frequentes de entupimento na rede de esgoto. Umas das causas era o descarte incorreto do resíduo de óleo de fritura diretamente na rede de esgoto”, explica.
Na E.E.E.P. Pedro de Queiroz Lima existem cerca de 500 alunos e a escola oferece refeições para os mesmos, são utilizados muitos litros de óleo de cozinha. Todos os locais foram demarcados com o aparelho GPS, um recurso do projeto. “Existe uma sobra considerável de resíduo de óleo de cozinha sendo descartada. Também existem muitas pessoas e empresas querendo descartar o óleo residual de uma forma correta, mas precisam de uma estrutura organizada que apóiem estas ações”, afirma. Foram selecionados 10 estudantes para serem bolsistas de iniciação científica júnior, orientados pelo coordenador do projeto.
Felipe afirma que a comunidade escolar abraçou o projeto como um trabalho de responsabilidade social e ambiental que deve ser realizado no cotidiano. “Várias ações foram sugeridas e, com o caminhar das atividades, temos optado por aquelas que têm mais potencial de alcançarem os resultados, que é o de coletar uma maior quantidade de óleo residual de fritura possível em nossa região de atuação” explica.
O coordenador pretende continuar a ampliar as ações do projeto. O objetivo é tornar-se prática recomendada pelas Credes em todas as Escolas de Educação Profissional do Estado do Ceará. “é, sem sombra de dúvidas, uma ação de apoio e incentivo que visa qualificar o projeto pedagógico das EEEP, com o objetivo de preparar o jovem para enfrentar os problemas da vida cotidiana, através de uma formação global que dê conta das demandas e das transformações contínuas que passam a sociedade, a economia e o mundo do trabalho” explica.
Segundo Felipe o projeto continua com êxito e esse ano foi aprovado e será adotado pela prefeitura municipal de Beberibe.
Mas informação no blog da escola:

http://eeeppedrodequeirozlima.blogspot.com.br/2013/12/a-eeep-pedro-de-queiroz-lima-desenvolve.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário