quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Relação entre Biotecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade: aspectos positivos e negativos



Olá,
Vamos continuar discutindo assuntos sobre Biologia?
A postagem dessa semana é sobre a relação da Biotecnologia com o Meio Ambiente e a Sustentabilidade os aspectos positivos e negativos.
Boa leitura.


Relação entre Biotecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade: aspectos positivos e negativos

Podemos definir a biotecnologia como a união de biologia com a tecnologia, pois são técnicas que utiliza seres vivos no desenvolvimento de processos e também de produtos que tenham função econômica e social. A indústria de biotecnologia possui ampla aplicação e seus princípios podem ser utilizados em diversas divisões onde podemos citar: a agricultura, saúde, alimentos, meio ambiente, energia, química, entre outros.
É comum ouvirmos falar em biotecnologia e associarmos apenas a modificação genética, sendo que essa é apenas uma das aplicações dessa ciência, pois a mesma está contribuindo para a adoção de práticas sustentáveis para a preservação do meio ambiente. Sua adoção no setor primário já está até promovendo o uso mais consciente de água na agricultura além de reduzir a pressão por novas áreas agricultáveis, preservando, dessa maneira as florestas e vegetações nativas que sequestram carbono e mitigam os efeitos do aquecimento global.
A biotecnologia está presente no nosso dia a dia e com o meio ambiente não é diferente, pois ele também entra nesta lista, como por exemplo, as lavouras transgênicas que promete proporcionar um manejo mais simples e com menos aplicações de agrotóxicos, e menor utilização de máquinas agrícolas, diminuindo a emissão de poluentes e o consumo de água. Ela teve um grande avanço no aumento da qualidade e produtividade de alimentos. As primeiras plantas transgênicas tiveram como foco principal as pesquisas à resistência a insetos ou a tolerância a herbicidas, porém atualmente muitas pesquisas estão direcionadas à fortificação dos alimentos, com o enriquecimento de proteínas e vitaminas e até mesmo com fatores de tratamento de doenças.
Há algumas plantas que estão em fase de estudo como, por exemplo, a cana-de-açúcar, soja e trigo para serem resistentes a seca e tolerar a escassez da água. O que contribuiria não apenas para a economia desses recursos como também permitiria a agricultura nos solos que atualmente sofrem com a falta de chuvas.
Segundo pesquisas demonstram que os cultivos transgênicos proporcionaram grandes melhorias das práticas de cultivo resultando o aumento da quantidade e da qualidade dos produtos agrícolas, resultando assim no aumento da renda dos produtores e no crescimento da economia dos países que adotaram a biotecnologia.
De um ponto de vista ambiental a biotecnologia pode oferecer novos meios para a proteção e também melhoria do meio ambiente como podemos citar o exemplo da água do solo e do ar. Essa investigação está centrada no desenvolvimento de produtos e processos industriais que sejam menos poluentes e também práticas agrícolas mais sustentáveis.
Porém muito ecologista ainda temcerta preocupação quando se diz respeito à aplicação da biotecnologia e os desenvolvimentos relacionados com a engenharia genética, pois pode permitir a liberação de organismos que foram geneticamente modificados no meio externo e que não é totalmente confiável, pois aumenta os riscos se comparado com os experimentos restritos que são realizados em laboratórios.
A biotecnologia no campo da agricultura e da pecuária de acordo com alguns estudiosos que afirmam que os organismos geneticamente modificados prometem trazer vários benefícios como, por exemplo, o aumento na capacidade produtiva das lavouras, uma maior durabilidade dos alimentos, plantas que sejam mais resistente a ataques de pragas, leite que contenha mais vitaminas, entre outros resultados vantajosos.
No entanto as promessas acima relatadas não são totalmente confiáveis, pois os estudos sobre as potenciais consequências dos organismos geneticamente modificados não são confirmados e não há nenhuma certeza dos efeitos que esses organismos podem causar na saúde humana e no meio ambiente.
Com a descoberta da biotecnologia muitas coisas naturais se tornaram artificiais, podemos perceber que atualmente é difícil encontrar produtos “puros” porque o que encontramos é uma grande quantidade de produtos transformados.
No Brasil, a biotecnologia está avançando muito em algumas áreas estratégicas, podemos citar como um dos grandes desafios mundiais aceitar as transformações que estão acontecendo através da inserção de novas tecnologias sem que haja degradação ambiental ou então comprometimento da manutenção da vida na terra. Daí a importância do desenvolvimento biotecnológico estar adequado as boas práticas da sustentabilidade. (GUIMARÃES e FILHO,2008).
Concluímos que a biotecnologia pode ser utilizada em diversos segmentos e também trazer muitos benefícios, porém as mudanças não são tão rápidas e é importantecompreender o que pode realmente ser considerado um avanço biotecnológico que traga benefícios à sociedade e ao meio ambiente daquele que trará apenas benefícios econômicos.



REFERÊNCIAS


Biotecnologia: a busca do equilíbrio entre a saúde humana, o meio ambiente e o desenvolvimento econômico. Disponível em:<http://jus.com.br/artigos/29535/biotecnologia-a-busca-do-equilibrio-entre-a-saude-humana-o-meio-ambiente-e-o-desenvolvimento-economico#ixzz3rnELyZtl.> Acesso em 15 de novembro de 2015.

Biotecnologia e meio ambiente, uma associação a favor da sustentabilidade.Disponível em:<http://cib.org.br/em-dia-com-a-ciencia/biotecnologia-e-meio-ambiente-uma-associacao-a-favor-da-sustentabilidade/.>Acesso em 17 de novembro de 2015.

SCHENBERG,Ana. Biotecnologia e desenvolvimento sustentável. Disponível em<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142010000300002.>Acesso em 15 de novembro de 2015.

Biotecnologia promove sustentabilidade na agricultura. Disponível em<http://www.agrolink.com.br/noticias/biotecnologia-promove-sustentabilidade-na-agricultura_130724.html.> Acesso em 17 de novembro de 2015.

FERNANDES,Patrícia. A biotecnologia e o desenvolvimento humano. Disponível em<http://periodicos.ufes.br/RBPS/article/viewFile/1321/982.>Acesso em 16 de novembro de 2015.

GUIMARÃES, Marco¹; FILHO, Reubes². BIOTECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL. Disponível em<http://www.fsma.edu.br/visoes/ed04/4ed_Biotecnologia_e_Desenvolvimento_Sustentavel_Marco_Reubes_Vitor.pdf.> Acesso em 16 de novembro de 2015.

.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário